domingo, 15 de abril de 2018

Santas Anastácia e Basilissa, Mártires


Martirizadas em torno do ano 68 d.C.

A tradição diz que duas nobres romanas, Anastácia e Basilissa, foram convertidas ao Cristianismo pelas pregações dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, dos quais receberam a missão e o privilégio de enterrarem seus corpos, após os dois Apóstolos terem sido martirizados em Roma.

Isto teria enfurecido as autoridades que acabaram descobrindo quem havia enterrado os Apóstolos; elas foram presas e levadas diante do tribunal de Nero para renunciarem a sua fé e confessarem onde tinham enterrado os dois, para seus corpos serem exumados e queimados. Nenhuma das duas confessou o local e tiveram as suas línguas arrancadas, os braços e pés cortados antes de serem finalmente decapitadas.

Os restos mortais das duas gloriosas mártires, segundo o Diário Romano de 1926, ainda hoje são guardados na Igreja de Santa Maria della Pace.

Em edições anteriores o Martyrologium Romanum recordava as Santas Anastásia e Basilissa no dia 15 de abril, mas as últimas reformas reuniram todos os primeiros mártires cristãos de Roma em uma única comemoração no dia 30 de junho.

Na arte litúrgica da Igreja, Anastácia e Basilissa são mostradas com as suas mãos e pés cortados fora. Em outras gravuras são mostradas enterrando os corpos de São Pedro e São Paulo.

Etimologia: Anastácia = do grego Anastasios, “que ressurgiu (pelo Batismo à vida nova)”; Basilissa = do grego, “rainha”.


Texto de Fabio Arduino, do site "Santi e Beati", com modificações de Zeni, do blog Heroínas da Cristandade e revisão feita por este que vos escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário