quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Eles têm os templos; nós, a Fé!



Eles têm os templos; nós, a Fé (Na atual crise da Igreja, em que quase todos os antigos templos católicos se encontram usurpados e profanados pelos hereges da falsa religião do "Vaticano II", sirva-nos de estímulo esta carta de Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, escrita no ano de 356, ele que também passou por prova semelhante no tempo da chamada grande crise ariana, quando, no século IV, imensos contingentes do clero caíram na apostasia aderindo ao Arianismo)


"Que Deus vos console. Soube que não só vos entristece meu exílio, senão sobre tudo o fato de que os outros, quer dizer os arianos, se hão apoderado dos templos por violência e, entretanto, vós haveis sido expulsos desses lugares. Eles então possuem os templos; vós, em troca, a tradição da Fé apostólica. Eles, consolidados nesses lugares, estão, na realidade, à margem da verdadeira Fé, em troca vós, que estais excluídos dos templos, permaneceis dentro dessa Fé. Confrontemos, pois, que coisa seja mais importante, o templo ou a Fé, e resultará evidente desde logo, que é mais importante a verdadeira Fé.

Portanto, quem há perdido mais, ou quem possui mais, o que retêm um lugar, ou o que retêm a Fé? O lugar certamente é bom, suposto que a1i se pregue a Fé dos Apóstolos, é santo, se ali habita o Santo. Vós sois os ditosos que pela Fé permaneceis dentro da Igreja, descansais nos fundamentos da Fé, e gozais da totalidade da Fé, que permanece inconfusa. Por tradição apostólica ela há chegado até vós, e muito frequentemente um ódio nefasto há querido destruí-la, mas não há podido; ao contrário, esses mesmos conteúdos da Fé que eles hão querido destruir, os hão destruído a eles. (...) Portanto, ninguém prevalecerá jamais contra vossa Fé, meus queridos irmãos, e se em algum momento Deus vos devolver os templos, será necessário o mesmo convencimento: que a Fé é mais importante que os templos.

E precisamente uma Fé tão viva supre para vós, por agora, a falta dos templos. (...) Portanto, agora também, de que serve a eles ter os templos? Sim, efetivamente os têm, mas isso aos olhos daqueles que se mantêm fiéis a Deus indica que são culpáveis, porque hão feito cova de ladrões e casas de negócios, ou lugares de disputas vãs o que antes era um lugar santo, de modo que agora este pertence a quem antes não era lícito nele entrar.

Caríssimos, por te-lo ouvido daqueles hão chego até aqui, sei tudo isto e muitas outras coisas piores; mas, repito, quanto maior é o empenho destes por dominar a Igreja, tanto mais estão fora dela. Crêem estar dentro da verdade, embora na realidade estejam excluídos dela, prisioneiros de outra coisa, enquanto a Igreja, desolada, sofre a devastação destes supostos benfeitores".

(Santo Atanásio; Patrologia Grega, tomo 26, col. 118/90)


Fonte: Retirado do antigo blog odioaheresia
Foto: Autor desconhecido. Retirada da wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário