sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

São João Crisóstomo,Bispo,Confessor e Doutor da Igreja

27/01 Sexta-feira 
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
 


São João de Antioquia, passou alguns anos como eremita solitário no deserto, de virtude de sua áurea eloquência, é chamado pelos gregos de Chrysostomos, ou Boca-Dourada, foi ordenado sacerdote da Igreja de Antioquia e, após a morte de Nectário, foi forçado pelo Imperador Arcádio a aceitar, contra a sua vontade, o arcebispado de Constantinopla. Neste ofício, lutou contra a degradação da moral pública e a vida desregrada dos nobres, levantando contra si a má-contade de muitos inimigos, especialmente a Imperatriz Eudóxia, que ele havia condenado pelo desvio de dinheiro da viúva Calítropa e da terra de outra viúva. Esforçou-se para moralizar o Clero, no qual havia desvios e escândalos, e chegou a depor bispos indignos. Denunciou também, corajosamente, abusos de autoridades civis.  Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas, tanto na ordem espiritual quanto na temporal. Foi, em conseqüência, duas vezes desterrado e morreu no exílio. Era amigo íntimo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno.

Por tal motivo, foi exilado, entre as lamentações das viúvas e dos pobres, que sentiram a perda de seu pai comum. Durante este exílio, o sofrimento do Crisóstomo foi inenarrável - e quantas almas ele levou à fé em Cristo Jesus! A quantidade, devoção e brilho dos sermões e demais escritos de São João Crisóstomo foram e são objeto de admiração universal. 

Ele entregou a sua alma a Deus no décimo-quarto dia de setembro. Imediatamente após a sua morte, uma poderosa tempestade de granizo caiu sobre Constantinopla e, quatro dias depois, a Imperatriz morreu. O Imperador Teodósio, filho de Arcádio, trasladou o corpo de São João Crisóstomo a Constantinopla em grande solenidade e, no dia 27 de janeiro, as relíquias foram solenemente sepultadas - sobre elas, o Imperador orou pelo perdão de seu pai e de sua mãe. O santo corpo foi posteriormente levado a Roma e está agora sepultado na Basílica Vaticana.

Este celebérrimo Doutor da Santa Igreja foi proclamado patrono celestial dos oradores sacros pelo Sumo Pontífice S.Pio X ,como o patrono da eloquência sagrada. É considerado um dos quatro grandes Doutores da Igreja Oriental e deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos.

Leitura da Epístola

São Paulo Apóstolo aos II Timóteo 4,1-8
1 Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: 2 prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. 3 Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. 4 Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. 6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. 7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 8 Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.

Sequência do Santo Evangelho segundo 

São Mateus 5, 13-19
13 Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. 17 Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.



Fonte: Escravas de Maria
Ilustração: Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário