domingo, 3 de junho de 2012

Didaqué: Capítulo I



Didaqué:
A Instrução dos Doze Apóstolos
(Ano 145-150 DC)

"Didaqué, ou Ensinos dos Doze Apóstolos, foi escrito entre o ano 65 e 80 da era Cristã e foi impresso em 1883, dez anos depois de ter sido encontrado em Macedônia, perto de Constantinopla. É considerado como o documento Cristão mais antigo. Ele dá os pontos de vista dos começos da Igreja e era altamente apreciado pelos Primeiros Padres. Possui um grande ensinamento para todos nós e por eles parece que nós estamos escutando os Apóstolos falando-nos e ensinando-nos "."

O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE

CAPÍTULO I

1Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois. 2Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.

3Este é o ensinamento derivado dessas palavras: bendiga aqueles que o amaldiçoam, reze por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. Ora, se você ama aqueles que o amam, que graça você merece? Os pagãos também não fazem o mesmo? Quanto a você, ame aqueles que o odeiam e assim você não terá nenhum inimigo.

4Não se deixe levar pelo instinto. Se alguém lhe bofeteia na face direita, ofereça-lhe também a outra face e assim você será perfeito. Se alguém o obriga a acompanhá-lo por um quilometro, acompanhe-o por dois. Se alguém lhe tira o manto, ofereça-lhe também a túnica. Se alguém toma alguma coisa que lhe pertence, não a peça de volta porque não é direito.

5Dê a quem lhe pede e não peças de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que dá conforme o mandamento pois será considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestará contas do motivo e da finalidade. Será posto na prisão e será interrogado sobre o que fez... e daí não sairá até que devolva o último centavo.

6Sobre isso também foi dito: que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando.


Fonte: Monergismo
Fotografia: Retirada do site Vocacionados Menores

Nenhum comentário:

Postar um comentário