domingo, 10 de junho de 2012

Meditação de Junho: Décimo dia


Décimo dia
Riquezas do Coração de Jesus

"Nosso Senhor me deu a conhecer - diz Santa Margarida Maria - que o veemente desejo que nutre de ser perfeita-mente amado pelos homens o determinou a dar-lhes seu Coração e a fazê-lo nestes últimos tempos como derradeira fineza de seu Amor; que assim lhes franqueou todos os seus tesouros de afeto, de graça e misericórdia, de santificação e resgate que em si encerra este dulcíssimo Coração, a fim de que todos quantos quiserem tributar-lhe o amor e honra, que lhe for possível, sejam enriquecidos com profusão de tesouros, cuja fonte fecunda e inexaurível é seu divino Coração.

«Eis meu Coração, e tão elevado está de amor pelos homens, que, não podendo conter em si as chamas da caridade, urge-lhe espalhá-las por qualquer meio. Quer se lhes manifestar para cumulá-los com estes preciosos tesouros que te revelei, e que encerram gra-ças santificantes capazes de livrá-los da perdição.»

"O Santíssimo Coração de Jesus - diz um grande servo de Deus - é a sede de todas as virtudes, a fonte das bênçãos, o retiro de todas as almas santas; este adorável Coração está sempre incendido de amor pelos homens, sempre aberto para entornar sobre eles toda a espécie de graças, sempre enternecido pelos seus males, sempre disposto a acolhê-los e a servir-lhes de asilo, de morada, de paraíso já nesta vida. Especificamente a vós, que gemeis sob o peso de cruzes, tentações e misérias, o Sagrado Coração de Jesus vos con-vida, instiga, espera, deseja consolar-vos, e diz: 'Vinde a mim vós todos que trabalhais e estais carregados, que eu vos confortarei'."


"É neste Coração adorável - diz o Cardeal S. Pedro Damião - que acharemos todas as armas para nossa defesa, todos os remédios para curar de nossos males, os mais poderosos so-corros contra os assaltos de nossos inimigos, as mais doces consolações para alívio de nossos padecimentos, as mais pu-ras delícias para inundar de alegria a nossa alma.

Acaso estais aflitos, inimigos vos perseguem, vos perturba a recordação das culpas, está o vosso coração agitado com te-mores e paixões? Ah, vinde prostrar-vos ao pé dos altares; lançai-vos nos braços de Jesus Cristo, entrai dentro de seu Coração, que é um verdadiro asilo, o retiro das almas san-tas, o lugar da perfeita segurança, o tesouro do Céu.

Diz São Tomás que em seu tempo pintavam junto do Crucifi-cado uma virgem que recebia em um cálice o sangue da Chaga do Lado, e outra que o derramava; uma trazia na ca-beça uma vela coroa, a outra deixava cair a sua; uma tinha o semblante risonho e radiante de luz, a outra carregado e sombrio. A primeira representava a alma fiel, que pela medi-tação recebe do divino Coração de Jesus a alegria, a luz e a coroa de glória; a outra representava a alma infiel que pelo pecado perde estes três incomparáveis bens: a luz da graça, a alegria da boa consciência e a coroa da glória".

Ouvindo Santa Gertrudes, um dia, na missa, estas pa-lavras: «Dar-te-ei e à tua posteridade estas regiões», Nosso Senhor, designando-lhe seu Coração, fez-lhe compre-ender de que regiões sua liberalidade sem limites com as criaturas queria falar. Penetrando a Santa este mistério de amor, exclameu: "Oh! venturosa e beatífica região, campo de delívias, tal afluência de bem-aventurança encerras, que o menos grão poderia saciar a sede de todos os escolhidos e superar quanto o humano coração pudera imaginar de amável, deleitável e suave".

Prática
Velai a fim de que tudo que se aproxima do Santíssimo Sacramento conserve-se com limpeza e decência conveniente; nos dias festivos, trabalhai com vossas mãos para ornar Seu altar.

Oração jaculatória
Ó Coração de Jesus, quanto tardei em amar-vos! Sero te amavi! (Santo Agostinho).

3 vezes: 
Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós. Coração Imaculado de Maria, rogai por nós.


Fonte: Arquivo em PDF enviado por e-mail pelo Grupo São Domingos de Gusmão
Mês de Junho – Meditações (Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus)
Fotografia: Comunidade Filhos de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário