14 de Junho
Santo Eliseu,
Profeta (+ Palestina, séc. IX A.C.)
O nome desse profeta que foi discípulo de Elias significa “meu Deus é salvação” em hebraico. Sua  atividade profética foi exercida em Israel durante os reinados de  Ocozias, Jorão, Jeú e Joacaz. Ele era filho de Safat e vivia em  Abel-Meolá, onde Elias o encontrou e o ungiu conforme o Senhor ordenara.  Então, ele passou a acompanhar Elias até quando este foi arrebatado ao  céu.
Após  ter recebido o espírito profético, ou seja, o dom da profecia, começou a  profetizar em Israel, realizando muitos atos miraculosos. As Escrituras  relatam cerca de vinte milagres realizados por Eliseu, que vão desde a  ressurreição de um menino até ao aumento do azeite de uma pobre viúva.  Um dos mais conhecidos, senão o mais importante, é o que trata da cura  do sírio Naamã, que era general do rei da Síria. Aquele homem, de  elevada posição social, havia sido contaminado pela lepra. Naqueles  tempos, a lepra era uma doença incurável, a qual excluía a pessoa  completamente do convívio social. Naamã, então, ouviu falar a respeito  de Eliseu e foi até ele, suplicando-lhe que fosse curado. Eliseu, então,  manda que ele se banhe nas águas do rio Jordão. Ao sair do banho, Naamã  estava curado. Ele agradece ao profeta e retorna para a sua terra,  levando consigo uma porção de terra do solo israelita e afirmando que  daquela hora em diante serviria somente ao Deus dos hebreus.
Eliseu  exerceu sua atividade durante mais de sessenta anos. Assim, ele  acompanhou de perto a sucessão de vários reis e presenciou muitas  guerras, invasões e fomes que assolaram Israel. O rei Jeú foi ungido por  Eliseu, o qual o apoiou em sua determinação de acabar com o culto pagão  ao deus Baal.
Ao  longo dos tempos, foram surgindo muitas histórias, lendas e fatos  admiráveis em torno da figura de Eliseu, as quais demonstram o quanto  ele foi um profeta querido entre o povo. Mais ainda, demonstram o quão  grande era sua determinação em servir a Deus e levar o povo a também  servir ao Senhor. Ele, desde quando começou a acompanhar Elias, foi um  homem cheio de fé e confiança em Javé, a quem dedicou todo o amor com  total e absoluta entrega.
Na época em que Joás era  o rei de Israel, Eliseu adoeceu e morreu já em idade avançada. Antes de  sua morte, Joás foi visitá-lo e lamentou que grande perda seria para  Israel a morte do profeta.
por Nilson Antônio da Silva
  
Fonte: Hágios da Trindade
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário